terça-feira, 12 de agosto de 2008

Guerra?!!? Rússia X Geórgia


Tipo...Eu realmente fiquei apavorada com as ultimas noticias que eu andei vendo e ouvindo. Achei que desde o meu nascimento, a única guerra que eu ia ouvi falar entre 1992 (ano em que eu nasci) e 2008 (atual, claro!), seria a da Iraque. Fiquei realmente surpresa quando cheguei em casa, liguei a TV e estava passando no Jornal Hoje e juro que não entendi direito quando ouvi a palavra GUERRA...Puxa, em 2008?? No século XXI? Achei que isso seria impossível. Pior que não eh! Também ouvi palavras tipo, Rússia e Geórgia, território, dinheiro, bombas, mortes, e claro, os Estado Unidos (alguém me explica porque em tudo que não presta os EUA tem que está no meio!?!). Mas não dei muita importância, porém, de tanto ouvi essas palavras, resolvi pesquisar para entender melhor. E quero que vocês possam entender também o que está acontecendo! Bom...Tudo começou quando a Geórgia acusou a Rússia na sexta-feira de bombardear alvos na Geórgia e de enviar tanques à região separatista da Ossétia do Sul para fazer frente a tropas georgianas que cercaram a capital da região. A Ossétia do Sul é um território 1,5 vez o de Luxemburgo, com uma população estimada em 70 mil pessoas. Legalmente ela é parte da Geórgia, pois sua auto-proclamada independência não foi reconhecida por nenhum outro país, inclusive pela Rússia. Mesmo assim, seu povo e seus líderes separatistas não querem ser parte do Estado georgiano em nenhuma capacidade, e também não querem ser da Rússia. Eles querem reconhecimento internacional como um Estado independente ou unir-se aos integrantes de sua etnia que vivem do outro lado da fronteira, na região russa da Ossétia do Norte. A Rússia diz que seu papel desde o fim da guerra na Ossétia do Sul, em 1992, tem sido o de manter a paz. Mas todos nós já devemos saber que tanto a Rússia quando a Geórgia querem esses territórios por questões economicas, questão de poder, tudo por poder e dinheiro. A Ossétia do Sul possui grande quantidade de gás natural, o que é bastante valorizado, então é isso. Todas essas guerras, todas essas mortes, esses conflitos, é tudo por poder universal e dinheiro. É sempre assim, quero ver o dia em que isso vai acabar, e no que isso vai dá, só espero que não exploda uma terceira guerra mundial!! =(

Um comentário:

Unknown disse...

menina ue amei tudo o que tu escreveste!vc me ajdou bastante!moro no Pará e vou fazer vestibular,um dos tópicos é conflitos!vc me ajudou bastate!
bju!